Cinco Músicas que Saíram há 15 Anos

alicia-keys-2001

Pode até parecer “que foi ontem”, mas 2001 já ficou para trás há quinze anos.

Olhar para trás e ouvir novamente estas músicas, ou rever seus videoclipes, é um exercício não só de olhar a passagem do tempo, mas de reconhecer o quanto mudou para a música e para estes artistas em uma década e meia.

##Fallin’

Uma jovem Alicia Keys que ainda usava maquiagem foi uma das grandes revelações do ano com seu R&B de veia pop que dominou merecidamente as paradas de sucesso, mas um som que pouco tem a ver com o revival do gênero que surgiria dez anos depois. No clipe, uma espécie de Orange Is the New Black da época, ela é vista em dois momentos distintos: Tocando a faixa no piano (algo fundamental na construção de sua identidade naquele momento) e visitando um amante na prisão.

##U Remind Me

De camisa aberta na capa do disco, anos antes de descobrir Justin Bieber, Usher contribuía para o mesmo clima popzão dentro do R&B com um hit que encabeçou algumas listas de vendas ao redor do mundo e renderia depois um Grammy ao cantor. A música vem também com um clima bastante ingênuo que o pop da época (pré-11 de setembro) divulgava com bastante força.

##Drops of Jupiter (Tell Me)

Por falar em ingenuidade, 2001 foi o ano que ficou marcado pelo que The Strokes fez com a música dita alternativa de grande alcance (?) ao trazer uma sujeira maior para o som, que era representado antes por bandas como Train, que recebiam adjetivos como “adulto” e “universitário” para diferenciá-las dos grupos mais juvenis que miravam no mercado adolescente. Esta música, que batiza também seu segundo álbum, mostra bem a estética limpinha e melodramática que essas bandas trabalhavam – com grande êxito comercial.

##Todo Carnaval Tem Seu Fim

A primeira música de Bloco do Eu Sozinho denotava a natureza mutável que Los Hermanos trabalharia daí para frente em seus outros lançamentos, e nem desconfiávamos o impacto que isso teria na música feita nos próximos anos aqui no país do PMDB. Curiosamente, é a canção menos datada de todas desta seleção.

##The Space Between

Voltando um pouco no assunto, aquilo sobre bandas para um público “adulto”, Dave Matthews Band sempre conseguiu reunir multidões em shows redor do mundo ao apostar em sons de alta qualidade musical feitos com remanescências daquele rock que julgavam estar morto. De vez em quando, isso gerava singles muito rentáveis, mais próximos do que o mainstream está acostumado a demandar – ainda assim, um meio termo que não costumamos mais ver hoje em dia.

Curta mais de Alicia Keys | Usher | Train | Los Hermanos | Dave Matthews Band

E veja também mais listas 5+ no Música Pavê 

Shuffle

Cover: Damien Rice canta U2
Revista britânica comemora os 20 anos de Achtung Baby com disco de covers da maior banda da Irlanda
As Ilustrações de César Moreno
Conheça o trabalho do designer mexicano que retrata a Indústria Cultural para publicações como a revista Rolling Stone com cores marcantes e um sempre presente bom humor
Acalanto: Do Quadro à Poesia, da Poesia à Música
Ana Camelo falou ao Música Pavê sobre o livro e disco que fez com seu irmão, Luís Otávio, com ajuda de seu filho Marcelo Camelo em um projeto familiar, sentimental e narrativo

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.

Contato

fale@musicapave.com