Cinco Músicas Pra Viajar na Maionese

Sabemos que existem algumas canções que quando tocam, seja no rádio dentro do carro, colocadas de propósito por nós mesmos antes de dormir ou que ouvimos fazendo qualquer outra coisa, mexem com nossa mente e nos fazem viajar, pensar na vida e deixar nossos pensamentos nos levarem a qualquer lugar. Pensando nessa boa sensação que a música é capaz de nos proporcionar, seja ao final de um dia ruim para relaxar, ou simplesmente para se perder nas ideias, selecionamos cinco ótimas músicas capazes de nos fazer arrumar as malas e “viajar na maionese” lindamente.

Dave Mathews Band – Crash Into Me

Lançada em 1996, por Dave Mathews e sua “orquestra”, Crash Into Me se configura como a música que provoca a viagem mental mais sensual que podemos ter e, por se tratar de uma balada, nos faz viajar pelo tráfego aéreo de pensamentos flutuantes de nossas mentes com sua melodia envolvente. A canção retrata o amor platônico de um garoto que vê pela janela sua vizinha e a admira, até nas horas mais íntimas como a letra retrata: “Hike up your skirt a little more, and show the world to me”. Uma clássica para nossas viagens mentais.

Coldplay – Every Teardrop Is A Waterfall

Felicidade, alegria, alto astral – é essa a melhor forma de classificar a canção lançada em 2011 por Chris Martin e sua trupe. Começando com sintetizadores em tom maior e com uma letra bastante otimista, como se uma manhã de segunda feira não fosse tão ruim quanto parece, e com um riff de guitarra único, melódico de “delayzado”, Every Teardrop is a Waterfall chega ao seu ápice com a entrada de todos os instrumentos e, nessa hora, o avião de nossos pensamentos já recolhe o trem de pouso e segue rumo a uma infinidade de boas recordações e pensamentos leves, soltos e felizes. Música essencial pra animar seu dia logo de cara, pra ser ouvida de manhã e começar tudo bem. Bingo, Coldplay.

Sigur Rós – Hoppípola

Sigur Rós vem de um país onde a música é de fato feita de forma erudita e mágica, não tem outra explicação. Parece que existe algo de especial na Islândia que coroa seus artistas para serem grandes sucessos no mundo, levando músicas belíssimas com combustível infinito para colocarmos nossa mente pra ir pra onde bem entender. Hoppípolla é uma canção desse tipo: belíssima, com pianos, tubas, arranjos orquestrais e a voz falseteada emocionante de Jónsi, que faz imediatamente com que pensamos em coisas boas, céu azul, paisagens belas. Não é a toa que a canção foi escolhida como tema de abertura do documentário Planet Earth da BBC. Hoppípola nos faz conhecer nosso mundo através de nossa mente. Só ouvindo para saber até onde iremos com este som, mas, com certeza, será um lugar muito bom e mágico.

The Cure – Friday I’m Love

Não poderia faltar nessa lista viajante a clássica balada alegre antitética do The Cure. Sábio Robert Smith, que escolheu para homenagear nada mais nada menos que um dos grandes prazeres semanais de nós, meros habitantes das grandes cidades pós-modernas mundanas: a Sexta-Feira. E nada melhor do que sonhar com ela, pois essa é a válvula de escape de nossas vidas atarefadas e aceleradas. Friday I’m Love entra nesta lista de músicas para se realizar uma viagem mental porque nos instiga a ter somente pensamentos positivos – até nos faz acreditar nos contos de fadas e no amor eterno -, enchendo nossos pensamentos de felicidade e celebração sem fim.

Phill Colins – You’ll Be In My Heart

Sem discussões quando o assunto é Phill Colins para nos provocar viagens mentais positivas e saudosistas. Lançada para a trilha sonora do filme Tarzan da Disney, You’ll be in my heartse transformou num hino das baladas radiofônicas automobilísticas mundiais. Onde quer que ela toque, todos nós sabemos cantá-la e encher nossos corações de saudosismo e pensamentos soltos, como um quebra-cabeça no qual, em alguma uma hora, as peças se montam sozinhas. Que atire a primeira pedra quem não tem uma música do mestre Collins na trilha sonora de sua vida. É quase que ritualístico para a humanidade ter uma canção dele que marque algum momento da vida – é isso que faz de suas músicas sempre uma viagem mental ao passado, uma viagem boa.

Mais de Dave Matthews Band ColdplaySigur RósThe CurePhil Collins

Curta mais listas 5+ no Música Pavê

Shuffle

Curtiu? Comente!

2 Comments on “Cinco Músicas Pra Viajar na Maionese

  1. Pingback: 5 Sotaques da Música Brasileira Atual : Música Pavê

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.

Contato

fale@musicapave.com