Cinco Músicas Imperdíveis de 2013

erlend oye

Poderíamos passar horas falando de músicas que ouvimos bastante durante o ano, relembrando os hits e aquelas faixas que todo mundo ouviu nos últimos meses. Porém, melhor ainda é usar o meu tempo e o seu para falarmos daquelas canções que nem todo mundo conhece, mas deveria.

Reuni cinco músicas que brilharam ao longo de 2013, que pude ver (seja em discotecagens minhas ou ao vivo) o quanto elas empolgam o público, sendo dignas de receberem os títulos de “favoritas” de muita gente, mesmo sem todo mundo por aí já tê-las ouvido.

Faço aqui minha parte de te mostrar as cinco músicas imperdíveis de 2013 e espero que você faça o mesmo. Nada mais do que nossa obrigação. (Relembre também as cinco músicas imperdíveis de 2012.)

##Erlend Øye – La Prima Estate

Metade da dupla Kings of Convenience e o nome por trás do The Whitest Boy Alive, o norueguês Erlend Øye sempre soube nos agradar, mas levou tudo um passo além quando lançou La Prima Estate, fruto de sua residência na Itália. Se arriscando na língua latina e nos dando uma melodia lindinha acompanhada por flauta e muita empolgação, é uma faixa ensolarada e dançante na medida certa – e seu videoclipe não poderia ser melhor para traduzir para o vídeo essa vibe toda. E o melhor de tudo? Quando você acha que ela está acabando, a música recebe um novo fôlego e continua por mais um tempo – mas nem precisava acabar, mesmo.

##Selton – Across the Sea

Por falar em Itália, os gaúchos da Selton, residentes em Milão, capricharam nos hits que compõem seu Saudade. É difícil não se deixar levar por Ghost SongDrunken Sunshine ou You’re Good, mas o verso “my oh my” não sai da sua cabeça tão cedo depois de você ouvir Across the Sea. Ao vivo, então, com todo o público caprichando no refrão, fica claro que trata-se de uma faixa com um potencial de empolgar como poucas. Como se não fosse possível deixá-la ainda melhor, o clipe (lançado na semana passada) é sensacional. Destaque para o sampler de Marinheiro Só ali no meio, um temperinho brasileiro com cheiro de nostalgia certeiro na hora de te manter o sorriso. Digo mais: Se você não ouviu muito Selton em 2013, na boa, seu ano não foi tão bom assim.

##The Preatures – Is This How You Feel

Enquanto isso, do outro lado do globo, a australiana The Preatures caprichava na hora de criar o hit que a levaria para todos os cantos do globo. Ok, o sucesso pode não ter sido tão estrondoso assim, mas Is This How You Feel vem na medida certa pra você querer abraçar essa faixa e dançar com ela todos os dias. O dueto com cara de música à moda antiga é uma das maiores delícias pop que 2013 nos deu e cria um clima incrível em qualquer festa. Aproveite agora o fim de ano e faça o teste: Dê o play e veja como todo mundo fica bem de repente. Enquanto isso, você pode experimentar isso com seus fones de ouvido. Seu dia certamente ficará melhor.

##Walla – Nature

E se o assunto da vez é “clima bom”, não tem nuvem que aguente Nature, da multinacional Walla. A banda, residente em Los Angeles e formada por pessoas de diferentes nacionalidades (inclusive do Brasil), escolheu não à toa batizar seu primeiro EP com o nome da faixa, uma música pra lá de animada, com guitarrinhas convidativas e um refrão pra você cantar junto enquanto dança. Duas vezes já me pediram pra tocá-la em discotecagens (o que é bastante pra uma música pouco conhecida) e várias outras vieram me perguntar o que estava tocando quando eu coloquei no set. Quem conhece já aprovou. Ouça alto, dance muito e curta o quanto ela merece.

##Mayer Hawthorne + Jessie Ware – Her Favorite Song

Her Favorite Song detona. O que Mayer Hawthorne fez aqui é bizarramente incrível, apenas isso. Ele pegou uma ginga Soul pra se arriscar em um semi-rap que desemboca em uma neo-Bossa gringa com o vocal da linda Jessie Ware, e a viagem pode parecer brusca, mas o resultado é impressionante. É daquelas músicas de você cantar com os olhos fechados se deixando levar pela melodia. Malandro como é, nos shows aqui no Brasil, Hawthorne inverteu a ordem e começou pela Bossa, ganhando ainda mais nossa simpatia e fazendo um gigante coral pro refrão. No mínimo, imperdível.

Relembre também as cinco músicas imperdíveis de 2012.

Curta mais listas especiais de fim de ano e da série O Som de 2013 no Música Pavê

Shuffle

Lady Gaga: Monstro dos Nossos Tempos
Atitude agressiva, look estranho, roupas extravagantes e vários mistérios sobre si mesma: Seria Lady Gaga um monstro?
Cat Power e seu presente de Natal
Chan Marshall aproveita a temporada de festas e lança clipe para a nova versão de King Rides by, música de 1996, com venda revertida para fundos de assistência a infância. Assista ao novo clipe e prepare-se para o novo disco
Cinco Bandas que Ainda Dá Tempo de Conhecer
Novos nomes surgem por todos os cantos o tempo todo - isso todo mundo sabe. Para você aproveitar esta temporada de lançamentos, eis alguns grupos que você não pode perder

Curtiu? Comente!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.

Contato

fale@musicapave.com