Cinco Músicas Brasileiras Mais Impactantes de 2013

mahmundi

Eu facilmente poderia estender essa listagem a um número maior, porém, conforme foi sabiamente me passado pelo cara lá de cima (o editor do site), é necessário manter o coração gelado para escolher qualquer coisa referente às listagens de final de ano.

Sendo assim, com a frieza com que me foi requisitada, escolhi cinco músicas brasileiras que chamaram bastante a atenção neste ano de 2013 não só pela sua beleza, mas também pela profundidade da letra em conjunto à harmonia. Essas músicas, de caráter impactante, são, sem dúvidas, as preferidas de muita gente não apenas por um fator estético, mas pela carga emocional embutida em torno de seus quatro minutos.

Faço aqui a minha parte de mostrar quais foram essas canções que empolgam e sempre são requisitadas, seja em playlists, seja no seu iPod ou na solidão do seu quarto.

##Ventre Carnaval

Lançada no final de julho, a música Carnaval, primeiro single da banda, despertou bastante interesse não só dos críticos musicais como também de quem via na Ventre similaridades a Cícero e a Los Hermanos. A banda há pouco lançou, exclusivamente ao Música Pavê, sua nova canção Pernas, que colocou a Ventre como uma realidade em relação à sua sonoridade e retirando alguns rótulos colocados anteriormente.

##MahmundiLeve

Mahmundi apareceu como uma ótima surpresa neste ano. Seu nome muito, atrelado à faixa Calor do amor, vencedora do hit de 2013 pelo Prêmio Multishow, esteve presente em vários sites de música recebendo sempre ótimas críticas. O seu EP Setembro revelou-se valioso quando se abriu e tinha lá dentro um canção chamada Leve.

##César LacerdaHerói

Inspirada em uma conversa sobre o livro Carnavais, Malandros e Heróis, de Roberto da Mata, César Lacerda escreveu uma das letras mais lindas de 2013. O cantor, que lançou o álbum Porquê da Voz, com participação especial de ninguém mais, ninguém menos que Lenine, figurou como uma das grandes revelações da MPB deste ano.

##Posada e o ClãRetalhos

Carlos Posada lançou neste ano seu primeiro álbum e trouxe com ele dez canções para suspirar, ouvir, reouvir e ouvir de novo. Mesmo o clipe de Retalhos sendo datado em 2011 a música ganhou forma e companhia das outras apenas neste ano. Todo o álbum merece a atenção. É uma obra prima do manguebeat.

##Tiago Iorc It’s a Fluke

Tiago Iorc foi um dos grandes nomes da música nacional deste ano aparecendo com grande destaque na imprensa como um dos melhores álbuns de 2013. O próprio Música Pavê fez um especial de final de ano dedicado ao sucesso de Iorc. Em um álbum recheado de canções com participações especiais como, por exemplo, de SILVA e Maria Gadú, It’s a Fluke é, sem dúvidas, uma das mais marcantes do álbum.

Continue curtindo mais do melhor do ano com nossas listas e o especial O Som de 2013

Shuffle

Cover: The Black Keys canta Jerry Butler
Dupla americana empresta seu blues-rock para o clássico soul de 1968
Videosongs em português com o projeto Eta Pô!
Dupla faz música no formato que consagrou o Pomplamoose
Bon Iver, Cinco Anos Depois
Com duas músicas lançadas para anunciar seu terceiro álbum, "22, A Million", Justin Vernon surpreende parte de seu público, enquanto muitos ouvintes já suspeitavam o que viria

Curtiu? Comente!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.

Contato

fale@musicapave.com