Cinco Grandes Momentos de Música no Cinema

quase famosos

Acho incrível como algumas músicas se encaixam perfeitamente em algumas cenas, ajudando ao filme transmitir o que os personagens estão sentindo em cada momento, muitas vezes fazendo com que a cena seja ainda mais dramática, ainda mais alegre, ainda mais perturbante ou até mesmo histórica. Aqui estão cinco cenas que foram marcadas pelo modo como o ator interage com a música.

##You Make My Dreams Come True (500 Dias Com Ela)

A cena com Joseph Gordon-Levitt dançando e dublando a música de Hall & Oats, com certeza, é uma das melhores do filme. Querendo transmitir todos os sentimentos de Tom Hansen (personagem de Joseph) em torno de Summer Finn, vivida por Zooey Deschanel, a cena é a imaginação de Hansen tomando conta do momento. Não tem como não se divertir com ele se achando o Han Solo, fazendo dancinhas coreografadas (como se estivesse dentro de um musical) e até brincando com um passarinho de animação. Tom está tão feliz com sua conquista que vê todos o cumprimentando, sorrindo e dançando.

##Tiny Dancer (Quase Famosos)

Todos entram no ônibus da turnê extremamente bravos com o roqueiro Russell Hammond, interpretado por Billy Crudup. Entediados e irritados, todos ficam calados ignorando uns aos outros. Porém, não conseguem resistir à canção de Elton John que está tocando na rádio. Enquanto cantam a música freneticamente e extremamente empolgados, esquecem por que estão irritados um com os outros e deixam a canção uni-los por alguns minutos que sejam. Não tem como não amar um bando de roqueiros cantando/gritando Elton John como se não houvesse amanha.

##Twist and Shout (Curtindo a Vida Adoidado)

A cena em que Ferris sobe em um trio-elétrico para cantar a famosa música dos Beatles é conhecida por ser uma das mais importantes do filme. Segundo Matthew Broderick, que interpreta Ferris Buller, estava completamente nervoso para cantar e dançar na frente de milhares de pessoas, mas tudo correu bem mesmo estando machucado por ter corrido muito em outras cenas. O primeiro dia em que filmaram o ator dançando em Chicago, as rádios ajudaram o diretor John Hughes, anunciando a filmagem para os ouvintes, os convidados para participar na parada que estava ocorrendo naquele dia. Resultado? Cerca de dez mil pessoas apareceram para ajudar. O que o diretor queria era algo natural e bagunçado, então mandou Broderick esquecer um pouco a coreografia e se soltar completamente a música, o que deu extremamente certo. Twist and Shout era a canção perfeita para demonstrar a diversão que os três amigos estavam tendo enquanto matavam aula.

 

##Singing In The Rain (Laranja Mecânica)

Não tem como negar que Alex cantando Singing In The Rain, no filme dirigido por Stanley Kubrick, é um tanto quanto perturbador. Transmite um certo desespero para o público, que observa um psicopata cantando uma música alegre enquanto acaba com a vida de alguém, revelando assim, o quanto aquilo não afetava Alex de forma alguma. O mais impressionante é saber que a cena toda foi improvisada, um acidente. Malcolm McDowell comentou em uma entrevista que a equipe ficou cinco dias discutindo como fazer aquela cena especifica. No quinto dia, Kubrick perguntou para McDowell se sabia dançar, no que ele respondeu: “Se eu sei dançar?!” e começou a dançar e cantar a famosa música do musical Cantando na Chuva. Malcolm já estava no papel e logo começou a interpretar a cena enquanto cantava a canção, o que, segundo o ator, encaixou perfeitamente no filme.

##Stuck In The Middle With You (Cães de Aluguel)

Colocamos mais uma cena perturbadora em nossa lista, desta vez dirigida por Tarantino. Durante um festival de filmes em Barcelona, muitos que estavam no público assistindo pela primeira vez Mr. Blonde (interpretado por Michael Madsen) cortando a orelha do policial Marvin com sua navalha se retiraram do local, entre eles o diretor de terror Wes Craven e artista de efeitos especiais Rick Baker. Baker ainda avisou Tarantino para levar aquela ação como um elogio, pois considerou a cena forte demais por ser tão realista. Michael Madsen admitiu ter demorado para conseguir gravar a cena, ainda mais porque Kirk Baliz, que interpretou o policial torturado, improvisou a fala “Tenho um filho pequeno lá em casa!”.

E pra você, quais são seus momentos preferidos com música no cinema? Nos conte através dos comentários abaixo!

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.