Cinco Álbuns Essenciais de 2013

baleia

Alguns artistas conseguem realizar um bom trabalho, mas um grupo ainda menor consegue aliar suas intenções pessoais a uma proposta condizente com o período de lançamento, tudo concretizado em uma mensagem clara, emocional e, acima de tudo, muito agradável. Foram muitos os lançamentos celebrados por todo o globo em 2013, só que sabemos que nem todos eles, por melhores e mais bem recebidos que sejam, são assim tão relevantes.

Se você quer ir direto naqueles que marcaram época (significativos pra carreira da banda, quanto pro público) e nos fizeram abrir mais a cabeça para o som que é feito hoje em dia, esta lista é pra você. Ignorar algum desses é perder a oportunidade de experimentar um pouco do que nossa geração ofereceu de melhor em 2013.

Dê o play, entenda e desfrute.

##Baleia – Quebra Azul

baleia-quebra-azul

É muito curioso como me parece que os dois meses que passei ouvindo Quebra Azul desde seu lançamento ainda não me foram suficientes pra digerir a obra por completo. O álbum de estreia da carioca Baleia vem cheio de carisma, esbanjando uma musicalidade riquíssima para narrar letras bem construídas, tudo em volta de uma proposta conceitual bem amarrada, uma estética familiar e, ao mesmo tempo, exótica e um incrível potencial de atingir fundo, mas bem fundo mesmo, o ouvinte.

São poesias sobre o desconforto existencial (“O desespero de ser nada além de mim”), solidão (“Ninguém nunca vê a minha casa, ninguém nunca entra”) e nostalgia (“O céu do cerrado, não quero esquecer”) construídas com maestria pelo sexteto, que produz um som extremamente contemporâneo e que bebe diretamente nas raízes de tudo aquilo que ouvimos indiretamente desde que nascemos e hoje em dia por vontade própria, e tudo nos é entregue em uma narrativa que merece ser ouvida da primeira à última faixa de uma só vez para ser aproveitada de verdade.

Possivelmente, o trabalho mais significativo que nossa geração já fez.

Pra baixar: baleiabaleia.com

##Apanhador Só – Antes Que Tu Conte Outra

apanhador-so_antes-que-tu-conte-outra

Se em seu primeiro álbum, Apanhador Só (2010), foram reunidas canções escritas ao longo do tempo que demonstravam o potencial que a banda tinha, Antes Que Tu Conte Outra vem para não deixar nenhuma dúvida da genialidade da Apanhador Só. Se você já viu o quarteto ao vivo, sabe quanta qualidade na hora de executar e interpretar as músicas está presente em cada segundo do show (principalmente depois da experiência com o EP Acústic0-Sucateiro, de 2011, e o compacto Paraquedas, 2012). Chegou a hora dessa força criativa ser registrada em disco.

As doze faixas sintetizam tanto o tenso momento cultural de insatisfação que nossa geração vive (como Mordido, DespirocarPor Trás, por exemplo), quanto a busca por um alívio a qualquer custo em uma música leve e divertida (Líquido Preto Torcicolo), todas em um alto grau de excelência para marcar positivamente a discografia da banda e a nossa época.

Pra baixar: apanhadorso.com

##Boogarins – As Plantas que Curam

boogarins-as-plantas-que-curam

De Goiânia para todo o mundo – literalmente, já que Boogarins lançou seu álbum de estreia, As Plantas que Curam, por um selo gringo e já tem datas marcadas para show no exterior em 2014. Enquanto isso, por aqui, o quarteto do cerrado trabalhou uma obra cheia de jovialidade sob uma estética psicodélica que flui naturalmente por suas guitarras e pedais.

Sua maior qualidade é criar músicas que permitem um grande mergulho auditivo na ambientação que a banda cria, seja no disco ou em seus shows. Suas composições retratam bem a virada dos 20 anos e todas as sensações e pensamentos dessa época da vida, sabendo cativar, contagiar e, acima de tudo, nos divertir.

Para ouvir: Rdio

##Nevilton – Sacode

nevilton-sacode

Depois de tacar a festa com De Verdade (2011) e nos mostrar que tem um dos melhores shows do país, Nevilton decidiu explorar uma veia mais emocional, ainda que animada na medida certa, com seu Sacode.

Trabalhando uma pegada pop rock contemporânea, como uma evolução natural de tudo aquilo que crescemos ouvindo na rádio e MTV, com solos de guitarra intercalando versos românticos (“Pois o amor em flauta ou tuba sopra vida ao coração”, em Crônica), otimistas (“Se a barra pesa, sacode, mas ela nunca vai parar”, na faixa-título), ou simplesmente muito divertidos (como na sequência Satisfação Bailinho Particular).

Em uma época em que todo mundo precisa querer inovar demais, Nevilton investiu apenas em realizar um excelente trabalho – e conseguiu. Funciona pra você ouvir sozinho curtindo as letras, ou pra deixar tocando quando os amigos vão em casa, na mesma medida.

Para ouvir: Soundcloud

##Garotas Suecas – Feras Míticas

garotas-suecas-feras-miticas

Passado o verão, as folhas mudam de cor. Se o outono pra alguns significam a porta de entrada para os meses mais escuros e frios do ano, para outros marca a época de colheitas. Foi assim com a banda paulistana Garotas Suecas, que promoveu um enorme carnaval com raízes na Jovem Guarda em seu primeiros trabalhos (o EP Dinossauro e o álbum Escaldante Banda) para agora, depois de turnês internacionais e uma mentalidade renovada pra encarar seu som, lançar o envolvente Feras Míticas.

A empolgação dá lugar à contemplação, com um novo valor para as letras e um novo formato pra compor as músicas, com direito a parcerias inesperadas, como da rapper Lurdez da Luz e dos Titãs Sérgio Britto e Paulo Miklos. Ainda é um trabalho animado, feliz, mas que se destaca por sua beleza, não pela festa. O que não mudou foi o carisma que o grupo consegue imprimir nas faixas – você ouve e já curte na hora (mas, acredite, o disco fica melhor a cada audição).

Para baixar: garotassuecas.com

Curta mais listas do fim de ano e a série especial O Som de 2013

Shuffle

Justin Timberlake: 2013 em Cinco Vídeos
Após um hiato de sete anos em sua carreira musical, JT voltou com tudo neste ano, lançando dois álbuns (ou um grande disco dividido em dois) e nos surpreendeu em diversos momentos
Rock Potiguar Mostra Potência no Palco
Noite reuniu Far from Alaska e Camarones Orquestra Guitarrística em um dos palcos mais tradicionais de São Paulo - a choperia do SESC Pompeia - em ótimas apresentações
Chairlift - Romeo
Clipe brinca com elementos de filme de ação e, ao invés de criar uma trama complexa, apenas brinca com sugestões em uma produção cujo visual bacaníssimo é a maior estrela

Curtiu? Comente!

2 Comments on “Cinco Álbuns Essenciais de 2013

  1. Pingback: Cover: Baleia canta Dorival Caymmi + Radiohead : Música Pavê

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.

Contato

fale@musicapave.com