“Big Easy Express” – Todos a Bordo do Trem Folk

“160 pessoas um pouco estranhas em um trem para New Orleans. E vamos tocar músicas. E, se alguém perguntar, nós diremos: “Sim, nada demais, tocar músicas em um trem pelo país”, mas, secretamente, acho que nem para nós mesmos vamos dizer “sim, estamos tocando música com o país cruzando o país para vermos como ele era visto há cem anos”. Só que nós somos todos crianças. Sonhando” – é assim que começa Big Easy Express, o documentário feito por Emmett Malloy que levou, em um só trem, três bandas folk por seis cidades norte-americanas. Após uma celebrada exibição no festival SXSW, a produção chegará ao grande público em breve exclusivamente pelo iTunes. O Música Pavê foi convidado para uma exibição exclusiva do filme e nós garantimos: nenhum fã do gênero pode deixar de assisti-lo.

Com 67 minutos de duração, o doc reuniu Mumford and Sons, Edward Sharpe & The Magnetic Zeros e Old Crow Medicine Show – três bandas de locais diferentes (Londres, Los Angeles e Nashville, respectivamente) que tem em comum o estilo musical tradicional, o que faz até com que elas sempre pareçam um pouco deslocadas no tempo, com visual e som que, em muitas de suas composições, poderiam ter sido feitos há muitas e muitas décadas. E é daí que o filme encontra como cenário um comboio que passeia pelas paisagens do interior dos Estados Unidos, que em muito se parece com um século atrás, como Alex Erbert, da Magnetic Zeros, disse na fala que abre o longa e este texto.

As tais paisagens foram capturadas em lindíssimas cenas, que dão à produção o mesmo caráter contemplativo que a música folk possui. E assim como o gênero parece sempre promover, o espírito de camaradagem é constante na narrativa, que mostra os músicos fazendo jams colaborativas com todas as bandas misturadas pelos vagões do trem. Marcus Mumford explica a vibe da viagem como: “Se você tem uma música, você a toca e todos estão convidados a participar”; Ben Lovett, seu colega de banda, acrescenta: “É a turnê dos sonhos”.

E, de fato, fica difícil assistir ao Big Easy Express sem pensar ao menos uma vez na vontade de se participar de algo assim, nem que seja como um mero espectador que se senta no cantinho do vagão enquanto o circo pega fogo com os violões, banjos, contrabaixos e gaitas. Felizes também foram as pessoas que compareceram a um dos seis shows que a turnê realizou, como um pequeno festival itinerante com as três bandas se apresentando em sequência e dividindo o palco na canção de encerramento, a tradicional This Train, que é também o grande clímax do documentário.

Respeitando o clima independente dos três grupos, Big Easy Express sairá diretamente no iTunes em 26 de junho, um mês antes do lançamento em outras plataformas. E o filme não poderia vir em hora melhor, já que Mumford e Old Crow estão prestes a lançar novos álbuns, enquanto em maio saiu Here, da animadíssima Edward Sharpe & The Magnetic Zeros – que Marcus Mumford revela ser a banda que mais gosta de ver ao vivo hoje em dia.

Se você gosta desse estilo caipira de música, certamente ficará com um sorriso no rosto durante boa parte do documentário – isso se não sorrir o tempo todo enquanto acompanha as músicas batendo os pés no chão ou a mão no colo. É tudo muito bonito de se ver e ouvir. Assim como um DVD de show, vai valer a pena deixar o filme passando de fundo durante uma reunião com amigos, isso após já tê-lo assistido uma meia dúzia de vezes. Confira abaixo o trailer de Big Easy Express.

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

1 Comments on ““Big Easy Express” – Todos a Bordo do Trem Folk

  1. Pingback: Coletânea: Principais Indicados ao Grammy 2013 : Música Pavê

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.