Batalha de Clipes: Animações de Gente Grande

Travamos mais uma batalha com nossos amigos do Perdidos no Ar. E hoje a batalha vai ser sangrenta e adulta, mesmo que seja por animações, que nem sempre são fofas e infantis. Querermos saber qual clipe tem uma animação mais adulta.

Abaixo você pode ver o clipe que o Música Pavê escolheu.

Radiohead – Paranoid Android

Paranoid Android deve ter sido o clipe mais veiculado do Radiohead. O segundo single do aclamado OK Computer, de 1997, conquistou as principais publicações de música do mundo e é considerado até hoje como uma das “melhores canções de todos os tempos”. Eu concordo.

Grande parte dessa comoção, sem dúvidas, vem do vídeo encomendado a Magnus Calrsson, criador da série de animação Robin, que estreou na televisão sueca em 1994, da qual a banda é fã. No roteiro, o personagem homônimo protagoniza, assim como nos episódios da série, suas aventuras bizarras pelo submundo de uma metrópole decadente, fugindo do tédio do desemprego com muitos goles e outros rolês.

Até aí, ok. Mas o mais bacana por trás do desenho colorido e do traço forte e marcante é a história paralela criada entre música e vídeo. Reza a lenda que Thom Yorke enviou apenas o instrumental da canção para que Magnus criasse sua própria interpretação, deixando livre o terreno para uma perspectiva a partir do personagem, não da letra da música.

Nessa proposta, o video foge da literalidade e, ainda assim, encontra talvez e por acaso no produto final a sua conexão com a música, já que ambas se inspiram na violência do cotidiano, em suas mais profundas formas.

Só para constar, a história dá conta de um dia em que Robin decide ir pra rua, quando seu caminho se cruza com o de um frustrado e incoerente político membro do comitê da União Européia responsável, no fundo, penso eu, pelas angústias sociais do rapaz. Numa atitude desesperada, o velho tenta ajudá-lo e, nesse momento, acaba ele mesmo voltando ao berço profano da sociedade em que vive e mantém. Talvez fosse essa a redenção do diretor, em mover um personagem aristocrata até a existência de uma figura marginal, como Robin.

Veja só. Paranoid Android foi extremamente censurado por cenas de nudez. Também pudera, eram outros tempos?

Para nós, esse é o melhor clipe de animação feito para gente grande. Visite o Perdidos no Ar para saber qual vídeo eles escolheram.

Confira também outras Batalhas de Clipes que já travamos por aqui.

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.