Alabama Shakes: Os Deuses de Athenas

Em 2010, os dados demográficos da cidade de Athens, Alabama, mostravam uma população de 21.897 habitantes. Destes, 48% eram mulheres. Encanta-me o fato de que, dentre estas 10.454 fêmeas, apenas uma foi capaz de botar Adele em segundo lugar na Official Record Store Chart, parada britânica que contabiliza as vendas em lojas independentes. A música responsável pelo feito foi Boys & Girls do álbum homônimo. Tendo como berço uma cidade tranquila e pouquíssimo falada, Brittany Howard, e seus Alabama Shakes, conseguiram “incomodar” outro continente.

Pra quem não conhece a biografia da banda, tudo começou em uma aula de psicologia no colegial. Brittany, que já tocava guitarra, encorajou-se a convidar Zac Cockrell, hoje baixista da banda, para fazerem música juntos. Logo vieram os outros integrantes, Heath Fogg, na outra guitarra e Steve Johnson, na bateria.

Achei curiosa a declaração de Brittany ao jornal O Globo (Rio), em maio deste ano. Um comentário sincero que mostra autenticidade e seus reais motivos de música: “Viver a vida, crescer onde crescemos. É isso que nos dá inspiração”Parece que as aulas de psicologia fizeram bem à banda. Para nós, reles mortais, acaba sendo engraçado pensar que um ambiente plácido como a cidade de Athens revele tantas relíquias e memórias. Mas, o grande traquejo artístico está em saber encontrar tesouros onde ninguém imagina. Os Shakes souberam valorizar seu ambiente, sua raíz, sua sweet home alabama.

Bom, e agora que são uma das bandas mais comentadas do momento, só nos resta sonhar com o que este “viver a vida” vai causar de inspiração nos próximos anos. Vai ser f…Freud.

Boys & Girls

Hold On

You Ain’t Alone

Curta mais de Alabama Shakes no Música Pavê

Shuffle

Feist + Mastodon - A Commotion
A cantora canadense convidou a banda de rock para uma cover de uma das canções mais marcantes de Metals, apresentada aqui em um mash up interativo
Cage the Elephant - Take It or Leave It
Uma apresentação na televisão em 1976 é a proposta deste videoclipe retirado do álbum "Melophobia", que traz a banda tocando no universo disco e dos patins
"Love and Harmonia": Hollywood canta o Brasil em "Rio 2"
Em vídeo exclusivo no Brasil, o diretor Carlos Saldanha comenta a participação de Carlinhos Brown no filme e o grupo Barbatuques fala ao Música Pavê sobre a trilha sonora

Curtiu? Comente!

One Comment on “Alabama Shakes: Os Deuses de Athenas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.

Contato

fale@musicapave.com