2013, o ano de Tiago Iorc

tiago iorc

Nos últimos anos, aquela grande crise da indústria fonográfica (por causa, principalmente, da Web) fez o cenário musical mudar a dinâmica que tinha na época, de forma que diminuía a distância entre os artistas de grande público (frequentemente vistos como de qualidade questionável) e os independentes e/ou ditos alternativos (responsáveis por trabalhos interessantes, mas de acesso menos fácil). Conforme a poeira da crise baixava e as coisas se ajeitavam, cada um foi encontrando seu lugar e abrindo diversos novos espaços entre os dois pólos, de maneira com que cada um poderia escrever a história que quisesse sem precisar estar preso às regras do jogo que o mercado inventou antes.

Poucos exemplos disso são tão claros hoje quanto o caso de Tiago Iorc. Ele transita entre diferentes públicos, gêneros musicais e até nas línguas em que canta, apoiado por uma proposta criativa sincera, sua postura pé-no-chão e um trabalho autoral excelente que combina seu talento como compositor com um dos melhores timbres vocais de hoje em dia, tudo atrelado a muito, muito trabalho.

2013 não foi um mero capítulo em sua trajetória, mas um grande ato que impulsionou sua história em direções ainda mais altas, com novo disco, clipes e uma turnê tão extensa quanto seu deslocamento conceitual. Ficar atento à sua jornada é entender o ritmo que o mercado musical dita hoje em dia, estar diante de um grande artista (que ainda está apenas no início de sua carreira) e garantia de boa música. Na hora de eleger os dez artistas para o especial O Som de 2013, Iorc foi um dos mais votados – não à toa. Veja um pouco do que aconteceu com ele durante o ano e entenda por que.

##Janeiro

O ano começa com Tiago envolvido nas composições que farão parte de seu terceiro disco, que fará sequência ao belo Umbilical (2011). Foi quando veio a decisão de, pela primeira vez, ter canções em português em um de seus álbuns: Forasteiro (composta com SILVA) e Um Dia Após o Outro (feita com Daniel Lopes), ambas originais, e as covers Música Inédita (em dueto com Maria Gadú) e a clássica Tempo Perdido, que Renato Russo gravou com sua Legião Urbana. Nessa época, sua página no Facebook já tinha 35 mil likes, um número que nem todo artista consegue atingir.

##Fevereiro

Foi quando as ideias do disco começaram a se concretizar, durante as gravações no estúdio Corredor 5, no Rio de Janeiro. Sob a produção de Maycon Ananias, a produção conta com os músicos norte-americanos Jesse Harris (guitarra) e Bill Dobrow (bateria).

##Março

As músicas viajam até Los Angeles para serem masterizadas por lá, e Tiago também parte em turnê pela América do Norte, passando pelo festival SXSW (Austin), Nova York e Toronto. Ele é acompanhado pelo fotógrafo e videomaker Rafael Kent, que produz por lá as imagens que ilustrarão a arte de Zeski e alguns dos videoclipes das músicas que só fomos conhecer meses depois.

tiago-iorc-forasteiro-bastidores

CARTAZ SHOW NYC tiago-iorc-sxsw

##Abril

Agora que o disco já tem forma, começa um desafio tão grande quanto gravá-lo: Conceber uma turnê de forma totalmente independente (sem qualquer patrocínio público ou particular). Tendo em vista apresentações principalmente em teatros, Tiago escolheu o repertório dos shows e já começou a produzir cenografia e contratar a equipe (os dois músicos que o acompanham, técnico de som e um roadie, além do seu empresário e produtor, que ajuda na iluminação) para levar para o palco o novo álbum e as músicas já conhecidas do público.

##Maio 

Enquanto ele realiza dois shows como testes para a turnê (em Brasília e Goiânica), It’s a Fluke é lançada como um primeiro gostinho do novo trabalho, já com seu lugar garantido na trilha da novela Flor do Caribe, mostrando um pouco do tom mais alegre que o disco tem, sem perder sua carga emocional e aguçando nossa expectativa para mais um excelente trabalho de Iorc. No último dia do mês, vem a público a gravação com Maria Gadú para Música Inédita, originalmente da banda gaúcha Cidadão Quem.

##Junho

Foi lançado o clipe de Forasteiro, uma gravação espontânea que surgiu quando Kent e Tiago preparavam uma foto no centro de Austin (durante aquela viagem de março) e veio a ideia de deixar a câmera rolando por 15 minutos. O resultado, com as imagens aceleradas e as pessoas interagindo com o músico, não poderia ser melhor e o vídeo viralizou na Web. Para continuar aprimorando os novos shows, o músico se apresenta em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

##Julho

Durante o inverno brasileiro, eis que surge Zeski em formato digital, lançado pelo selo SLAP, unindo o teor pop de Let Yourself In (2008) e a densidade de Umbilical. O trabalho recebe críticas positivas e alcança o sexto lugar entre os mais vendidos do país na iTunes Store.

tiago-iorc-zeski

##Agosto

Enquanto ensaia exaustivamente os shows da turnê que acontecerá pelos meses seguintes, Zeski é lançado em CD. Belo Horizonte é a primeira cidade a receber o músico e sua Gibson 335, guitarra que agora acompanha Tiago em seus shows após dez anos de dedicação ao violão. O mês se encerra com apresentações também em Recife (PE), Blumenau e Itajaí (SC). Sai o clipe de Um Dia Após o Outro.

##Setembro 

Como se não bastassem os shows da Zeski Tour em São Paulo , Curitiba (com público recorde: 1500 pessoas no lendário Teatro Guaíra), Ouro Preto e Manaus, Iorc viaja ainda a Porto Alegre para abrir o show para ninguém menos que Alicia Keys e ao Rio de Janeiro para participar do programa Encontros de Fátima Bernardes. No meio disso tudo, como atração oficial da Google Music Week, o músico participa de um hangout com a equipe Música Pavê, respondendo perguntas dos fãs.

TiagoIorc_LeonardoMascaro-2

setlist_porBrenoGaltier

TiagoIorc_LeonardoMascaro_baixa-85

##Outubro

Ingressos esgotados e público satisfeito marcam os shows do mês, que aconteceram em Salvador, Fortaleza, Caxias do Sul (RS) e Goiânia. Sai o clipe de Música Inédita.

##Novembro

Tiago viaja até a Coréia do Sul para dois shows e uma intensa agenda de divulgação do novo disco em Seoul. No Brasil, ele viaja para apresentações em Brasília, Londrina e Porto Alegre, além de uma grande noite no Rio de Janeiro (que contou com o produtor Maycon Ananias, Daniel Lopes, Rodrigo Suricato, Clarice Falcão e até Maria Gadú, em uma cadeira de rodas por causa de uma lesão no joelho) e um show gratuito na Corrente Cultural de Curitiba para 15 mil pessoas. Foi neste mês também que a Rede Globo transmitiu sua participação no Programa do Jô.

tiago iorc e maria gadú

tiago iorc e clarice falcão

CARTAZ SHOW COREIA

##Dezembro

A Zeski Tour chega ao seu fim com apresentações em Novo Hamburgo e Florianópolis, ao mesmo tempo em que sua página no Facebook atinge a marca de 150 mil fãs. Após tantos quilômetros percorridos, trabalhos lançados, abraços dados nas extensas filas após os shows e tantos elogios por onde passou, Tiago merece férias para se preparar para a temporada 2014 de sua carreira, que inclui um novo clipe já em janeiro (What Would You Say, novamente com Rafael Kent na direção) e muitas novidades ainda não anunciadas.

E é assim, com agenda mais lotada do que de muitos artistas mais difundidos e com um cacife bem maior do que a grande maioria dos músicos do meio alternativo, fazendo um som rico e acessível ao mesmo tempo, e com talento e profissionalismo na mesma medida, que Tiago Iorc é um exemplo pra qualquer um que se proponha a trabalhar com música hoje.

Curta mais de Tiago Iorc e da série especial O Som de 2013 no Música Pavê

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

4 Comments on “2013, o ano de Tiago Iorc

  1. Pingback: Cinco Músicas Brasileiras Mais Impactantes de 2013 : Música Pavê

  2. Grande músico. Grandes músicas. Uma beleza de CD, com clipes ótimos, uma vibe super positiva nos shows. Merece o sucesso que está tendo. Bjoo

  3. Pingback: Projeto Artefato Primeiro Post | Projeto Artefato

  4. Pingback: Exclusivo: “Sorte”, de Tiago Iorc & Deeplick : Música Pavê

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.