Uma Inovação no Clássico

Quando se pensa em fotografia de música clássica, vem à cabeça fotos sérias, sóbrias, normais. Porém, um fotógrafo arriscou sair do “mais do mesmo” e o resultado é surpreendente.

O dinamarquês Nikolaj Lund é fotógrafo e violoncelista e consegue inovar sempre que vai fazer retratos.  Com muita criatividade, ele mostra um lado dos músicos em que não se vê nos palcos.

peter vallebo

idinna lützhøft

Como reportou a Zupi, Lund trabalha interagindo com instrumentos ou com outros músicos e, em grande parte das vezes, em cenas inusitadas – como pulando na cama, no mar ou até mesmo dentro de um lago. Certamente, nada do que o senso comum pode nos sussurrar à mente sobre como fotografias de música clássica deveriam ser.

the danish string quartet

aarhus symphony orchestra

toril vik

Uma manipulação é vista aqui e ali, mas nada que tire a mágica e toda a esplendicidade dos retratos, que revelam o dinamismo e a complexidade que esse gênero musical demanda dos músicos.

henrik larsen

niels-ole bo johansen

Seu trabalho argumenta contra qualquer preconceito sobre a fotografia de músicos eruditos, nos lembrando que sempre há espaço para inovações na arte. Confira mais algumas de suas fotos.

bjarke mogensen

judy hunskjær olsen

aarhus symphony orchestra

sem título

sem título

brian friisholm

helga lied

brian friisholm

trio zoom

aarhus symphony orchestra

Curta mais de fotografia no Música Pavê

Shuffle

Curtiu? Comente!

One Comment on “Uma Inovação no Clássico

  1. Parabéns, Nikolay. Seu trabalho vai além da fotografia. Transmite também o espírito da música.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.

Contato

fale@musicapave.com