Um dia nas vidas de Jake Shears e Rufus Wainwright

O glamour da vida dos famosos e sua desmitificação são temas tão antigos quanto a exploração da imagem de pessoas tornadas públicas, mas algumas dessas aventuras ainda merecem nossa atenção. É o caso da série de livros One Day in the Life, do fotógrafo Tim Hailand, que acompanha 24 horas nas vidas de Jake Shears, vocalista da banda americana Scissor Sisters, e de Rufus Wainwright.

Cada um à sua maneira, os dois músicos criaram personagens extravagantes nos palcos e entrevistas e, como já imaginávamos, mantém uma vida recheada de atos ordinários por trás dos holofotes. A amizade do fotógrafo, que os conhece há mais de 10 anos, foi crucial para que os dois ficassem à vontade para a câmera ao serem retratados.

As fotos de Shears foram feitas no dia em que sua banda se apresentava em Londres, em meio aos diversos compromissos de praxe que acontecem quando uma banda está em turnê, e o músico revelou estar surpreso com o resultado. Já as de Rufus tiveram que ser refeitas. A primeira tentativa foi feita um mês após a morte de sua mãe, a cantora Kate McGarrigle, e ele percebeu ao ver as fotos que não estava no espírito certo para o projeto. Meses depois, os novos retratos aconteceram entre seu apartamento em Nova York e uma apresentação em Boston, com todos os afazeres entre aquelas 24 horas.

Nos dois livros, os momentos fora do palco são mostrados em preto e branco, enquanto suas apresentações tem cores, em uma pegada à la O Mágico de Oz, conferindo o aspecto fantástico aos momentos públicos dos artistas. A série já tem  mais um livro publicado, que segue o ator Daniel Radcliffe (o Harry Potter dos cinemas) e Tim já revelou seus planos de trabalhar com Kylie Minogue (que escreveu o posfácio do livro de Shears) em um futuro próximo, enquanto tenta realizar o mesmo com Madonna, Beyoncé, Morissey e Lady Gaga. Confira algumas das fotos na galeria abaixo e nos conte: Qual músico você gostaria de seguir por um dia com sua câmera?

Leia mais sobre fotografia no Música Pavê

Shuffle

Bryan Adams por trás das câmeras
Nem todo mundo sabe, mas o músico canadense possui sólida carreira também como fotógrafo. Conheça alguns de seus trabalhos com outros músicos
Cantoras viram Pinups em Série de Ilustrações
Conheça o projeto Pinup Posters, do artista Renato Cunha, que transforma ícones do nosso tempo, como Amy Winehouse, em cartazes com a estética famosa de décadas atrás
Christian Marclay: Remix Visual
Artista suíço que revolucionou a maneira de fazer música também possui um criativo e divertido trabalho visual no qual cria a partir de capas de discos o mesmo espírito de suas composições

Curtiu? Comente!

One Comment on “Um dia nas vidas de Jake Shears e Rufus Wainwright

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.

Contato

fale@musicapave.com