Explorando o Subconsciente com Radiohead

polyfauna

“Do interesse em experimentos com a vida computadorizada e criaturas imaginadas de nosso subconsciente” surgiu o app PolyFauna. Quem disse isso foi o próprio Thom Yorke no site de sua banda, Radiohead, para divulgar o lançamento dessa parceria com o artista Stanley Donwood e o estúdio Universal Everything, que deixa o usuário explorar ambientes através da tela do celular ao som de camadas sonoras de Bloom, presente no álbum King of Limbs (2011).

Disponível para iOS e Android, o app é interessante e vai te cativar logo de cara. É simples, você move o dispositivo na direção que quiser para se mover pelo cenário e, a cada vez que você esbarrar no ponto vermelho, o ambiente muda de cor.

Passar o dedo pela tela forma desenhos que se “geometrizam” e flutuam pelo cenário. Senti falta da possibilidade de alteração do som com a interferência do usuário (ou seja, com os desenhos feitos ou com o passeio pelo espaço), mas acho que a intenção era mesmo só apreciar as formas com a ambientação sonora.

Por falar nisso, você pode compartilhar fotos de sua experiência em uma galeria super efêmera no site da banda. Testei fazer isso de frente pra página aberta no computador e vi que minha imagem apareceu lá, mas logo foi atropelada pelo fluxo de mais quadros que chegavam.

Por fim, PolyFauna é uma iniciativa bacana, mas você dificilmente vai passar muito tempo brincando no app – a não ser que você tenha aquela boa vontade que todo fã tem de ir em frente com alguma coisa. Mas vale o download. Veja aí embaixo algumas imagens que fiz durante o teste, após relembrar Bloom.

polyfauna1

polyfauna2

polyfauna9 polyfauna8 polyfauna6 polyfauna7 polyfauna5 polyfauna4 polyfauna3

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.