Cinco Capas de Disco Marcantes de 2013

kanye west

O fim do ano está chegando e o Música Pavê está cheio de listas e artigos sobre os melhores de 2013. Desta vez, decidimos juntar cinco das capas de disco que mais nos chamaram a atenção. Escolher apenas cinco foi extremamente difícil e nós sabemos que muitas ficaram de fora, mas estas foram as escolhidas.

##The Blackest Beautiful  – Letlive

Esta capa foi uma das que mais me chamou a atenção durante o ano. Os norte-americanos são conhecidos por levarem a bandeira de seu país muito a serio, consideram-na algo praticamente sagrado, então foi surpreendente ver uma banda tirar as cores da bandeira de seu próprio país e fazer com que ela sufocasse alguém. O vocalista da banda, Jason Butler, contou em uma entrevista que a ideia da imagem era fazer com que as pessoas pensassem sobre o significado e questionassem aquela imagem. Butler explicou que vê a nossa sociedade tornando tudo muito simples e seco. “Nós concluímos que a bandeira americana em preto e branco representa a ideia desta esterilização que nós vivemos”.

letlive

##Antes Que Tu Conte OutraApanhador Só

A capa é bem simples – uma foto de um senhor que parece estar gritando, ou até mesmo rindo. O velhinho da capa é Zé de Terreira. Ele é ator e fundador da Terreira da Tribo, um grupo de teatro de Porto Alegre. Em uma entrevista ao Scream & Yell, Alexandre Kumpinski, vocalista da banda, contou que o trabalho feito por Zé é muito importante. Um grande trabalho social que está nas rua fazendo arte, como também, oficinas em periferias. “É um trabalho de inclusão, melhoria e bem estar social através da cultura, quase como um antítese da publicidade.” A banda concluiu que seria ideal ter ele na capa para representar o álbum como um todo. Destaque também para o encarte, que traz um miniposter pra cada uma das faixas.

apanhador só - antes que tu conte outra

##Yeezus  – Kanye West

Kanye West surpreendeu a todo mais uma vez. Depois de fazer um grande mistério sobre sua capa de disco e soltarem centenas de boatos e imagens falsas pela Internet,  Kanye deixou todos perplexos sobre a verdadeira imagem. Não havia nada. Somente uma caixinha vazia com um adesivo vermelho escrito o nome do álbum. Foi, com certeza, uma das capas mais faladas deste ano!

kanye west - yeezus

##The Electric LadyJanelle Monáe

A arte foi criada pelo artista Sam Spratt, que tem apenas 25 anos de idade. A equipe de Janelle ligou para Spratt e o convidou para criar a capa do novo álbum da cantora. Sendo um grande fã da moça, Spratt logo aceitou. O trabalho feito demorou muito para ser concluído. Foram dois meses desenhando mais de 100 ideias diferentes para finalmente chegar à imagem ideal para o álbum. A foto é de Janelle como Cindi Merriweather (seu alter ego) com suas cinco irmãs. O artista disse que se inspirou em coisas bem aleatórias, como, por exemplo, androids, Prince, Donna Summer, Michel Jackson, Egito e sci-fi dos anos 80. Sam admitiu que demorou tempo para juntar todos estes elementos em um só imagem, mas, com certeza, valeu a pena! Janelle Monáe já o convidou para participar de outros projetos.

janelle monáe

##The Next DayDavid Bowie

Como aconteceu com o rapper Kanye West, a arte feita para o álbum The Next Day do cantor David Bowie foi uma das mais faladas do ano. O músico escolheu pegar uma de suas capas antigas (Heroes) e colocar um quadrado branco bem no centro da imagem. Algumas pessoas o chamaram de preguiçoso e outros o chamam de gênio. Segundo Jonathan Barnbrook, o artista por trás da imagem, eles queriam criar algo diferente. “Geralmente usar uma imagem antiga significa ‘reciclagem’ ou ‘greatest hits’, mas aqui nós estamos nos referindo ao titulo The Next Day. A capa de Heroes escondida por um quadrado branco significa o espirito da música pop e rock dos dias de hoje esquecendo ou reprimindo o passado”. Mas eles estavam cientes de que é impossível se apagar totalmente do passado e que os fãs vão sempre comparar as novas músicas de um artista com aquelas de ontem.

bowie

E pra você? Qual imagem, fotografia ou cena mais chamou sua atenção em capas de discos neste ano?

Curta mais do especial de fim de ano do Música Pavê, com nossas listas e a série O Som de 2013

Shuffle

Curtiu? Comente!

One Comment on “Cinco Capas de Disco Marcantes de 2013

  1. A capa do disco da banda mais bonita da cidade também é muito linda!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.

Contato

fale@musicapave.com