Aquela Música Que Você Conhece Em Um Pôster

rahma projekt

Criar livremente, sem precisar se prender a exigências, padrões ou limites. Tenho certeza que a maioria esmagadora das pessoas que decidem trabalhar com criatividade tem isso no coração quando optam pela carreira, seja ela qual for. Daí vem o tal do mercado de trabalho e ele começa a podar as ambições inventivas e ancorar as jornadas criativas que deveriam ser constantes.

Para conseguir manter o pique de criar bem (assim como a própria sanidade), os artistas precisam criar projetos pessoais. Foi o caso de Rafael Hoffmann, o catarinense criador do Rahma Projekt (nome que denota ainda mais a pessoalidade da coisa, já que foi criado baseado nas próprias iniciais do artista). A descrição no Flickr não poderia ser outra: “Sem briefing, sem pressão, sem cliente, sem pretensão. Criando o que eu gosto, como eu gosto, sem me preocupar em ter que dar explicação, fazer sentido ou dar satisfação”.

“Foi uma coisa muito espontânea”, conta ele. “Um dia, em um momento em que eu tava passando por umas daquelas crises pessoais, profissionais, existenciais (entre outros ‘ais’) eu estava com uma música na cabeça (Fox on the Run, do Manfred Mann) que tinha uma relação com o que eu estava sentindo. Ao ver uma imagem qualquer na Internet, simplesmente abri um programa e tentei expressar graficamente o refrão”.

manfred mann – “fox on the run”

Daí pra frente, a produção não parou de aumentar e hoje a coleção de imagens conta com dezenas de pôsteres feitos para músicas que fazem parte de nosso repertório “natural”. Os cartazes se baseiam ou em versos-chave específicos de cada uma das faixas ou se inspira na canção como um todo.

É divertido “folhear” as imagens e reconhecer as tantas músicas, algumas que estão em nossas playlists de sempre, outras que marcaram alguma época da vida e ainda aquelas que nunca ouvimos muito, mas não teria como não as conhecermos.

the beatles – “hey jude”

talking heads – “psycho killer”

green day – “basket case”

coldplay – “yellow”

 

queen + david bowie – “under pressure”

raimundos – “mulher de fases”

pearl jam – “jeremy”

the temptations – “my girl”

pink floyd – “wish you were here”

jackson 5 – “abc”

legião urbana – faroeste caboclo

 

the police – “every step you take”

Veja mais criações na página do Rahma Projekt no Flickr. Curta também no Facebook.

E curta mais de design no Música Pavê

Shuffle

SILVA - A Visita
O capixaba Lucio lança, agora assinado com uma gravadora, seu primeiro videoclipe, que o mostra em seu próprio velório sendo acompanhado por uma banda de músicos mascarados
The Dead Weather - I Feel Love
Alison Mosshart (The Kills) é a grande estrela deste clipe, com uma ideia um tanto simples e muito bom gosto na execução, enquanto Jack White e os outros músicos ficam de fora do vídeo
P!nk - Beautiful Trauma
Ao lado do ator Channing Tatum, cantora entrega obra memorável, cheia de bom humor e dança, para contar a história de um relacionamento que encontra meios de sobreviver bem

Curtiu? Comente!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.

Contato

fale@musicapave.com