Vinte Anos de Backstage

O backstage costuma ser um espaço mais tranquilo do que muita gente imagina. Há muita correria da equipe para acertar os últimos detalhes, mas os músicos ficam em concentração, quase como jogadores de futebol. Há alguns mais loucos, mas a maior parte dos bastidores de shows que eu pude acompanhar, mesmo dos que foram mais insanos no palco, era bem calma.

É nisso que eu penso quando vejo os retratos que o alemão Gilbert Blecken fez no backstage das mais diversas apresentações ao longo de duas décadas de trabalho ao lado de músicos. Ele mostra os artistas em um momento em que ainda não necessariamente entraram no personagem que aparece no palco. São apenas pessoas prestes a trabalhar.

Outra coisa que Blecken acaba retratando é o passar do tempo. Sua estética ao retratar permanece a mesma, mas os estilos dos músicos vão mudando aos poucos, nunca drasticamente, e os avanços tecnológicos na fotografia também ficam evidentes – isso sem contar o envelhecimento de músicos que acompanhamos ainda hoje.

Há alguns meses, o fotógrafo disponibilizou parte de seu arquivo feito entre 1989 e 2009. Veja só alguns exemplos de seu trabalho.

dave grohl (1991)

gaz coombes (supergrass) (1997)

billy corgan (the smashing pumpkins) (1992)

perry farrell (porno for pyros, hoje jane’s addiction) (1993)

brian molko (placebo) (1997)

ladytron (2008)

ben folds (ben folds five) (1996)

mike patton (faith no more) (1992)

blur (1993)

kurt cobain (nirvana)

Confira mais do trabalho de Gilbert Blecken em seu site oficial.

Curta mais de fotografia no Música Pavê

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.